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Escalas o método prático - by AlexDiffer

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Escalas o método prático - by AlexDiffer Empty Escalas o método prático - by AlexDiffer

Mensagem por ::AlexDiffer:: Sáb Jan 10, 2009 8:47 pm

Aqui eu postarei um metodo facil e rapido para montar suas escalas, como a escala maior, menor , menor melodica, e menor harmonica, baseado nesses conceitos nos iremos tambem aprender a teoria dos modos, porem vamos aprender a harmonizar a escala maior em tercas para poder aplicar os modos a nossas melodias!

Cada postagem eu citarei um assunto para nao misturar tudo organizado da seguinte forma:

1º Tom e Semi Tom
2º Intervalos
3º Escala Maior
4º Escala Menor
5º Menor Melódica
6º Menor Harmonica
7º Harmonizando em tercas
8º Teoria dos modos

Tom e Semi-Tom

O que é?

Na guitarra no nosso caso, quando passamos, por exemplo, da casa 1 para a casa 2, a distancia percorrida foi de 1/2 tom (meio tom) ou Semi-tom, essa distancia é padrao para instrumentos de corda (com braco).

Por tanto se percorremos da casa 1 para a casa 3 temos 1Tom de distancia.
Observe a formacao da escala cromatica ou semi-tonada!

C C# D D# E F F# G G# A A# B

(nao coloquei os bemois pois nao se faz necessario por enquanto)

De C para C# temos um semi-tom de distancia, já de C para D temos um Tom de distancia!

Guardem bem esta escala se possivel decore-a, agora podemos partir para a proxima etapa os intervalos!!!


Intervalos

O intervalo é a distancia entre duas notas abaixo eu coloquei um quadro que voce deve ter como biblia!!!

Segunda menor----------------------------------------> 1/2 Tom
Segunda maior-----------------------------------------> 1Tom
Terca menor--------------------------------------------> 1 ton 1/2meio
Terca maior --------------------------------------------> 2 Tons
Quarta perfeita ou justa ------------------------------> 2 1/2 tons
Quarta aumentada ou quinta diminuta---------------> 3 tons
Quinta perfeita ou justa ------------------------------> 3 1/2 tons
Quinta aumentada ou sexta menor------------------> 4 tons
Sexta maior ou Sétima diminuta---------------------> 4 1/2 tons
Sétima menor------------------------------------------> 5 tons
Sétima maior-------------------------------------------> 5 1/2 tons
Oitava---------------------------------------------------> 6 tons

Abreviaturas:

M----------->Maior
m---------->Menor
J----------->Justa
º----------->Diminuta ou (dim)
Aum------->Aumentada


Escala Maior

Para formar a escala maior usaremos uma formula que é a seguinte a partir da tonica!

Tom-Tom-Semiton-Tom-Tom-Tom-Semiton esta é a formula da escala maior!

Vamos compor a escala de C (dó maior):

° Para facilitar a formacao das escalas vamos colocar aqui a escala cromatica:
C C# D D# E F F# G G# A A# B

Tendo a tonica como C conta-se 1 tom e se tem D (lembram que a escala acima de C para C# temos um semiton entao para 1 Tom teremos C C# D)
Entao vamos lá:

Tonica+Tom+Tom+Semitom+Tom+Tom+Tom+Semitom
C D E F G A B C

Confira:
C + 1Tom = D
D+ 1 Tom= E
E + 1/2 tom=F
F + 1 tom= G
G+ 1 tom= A
A+ 1 Tom=B
B+ 1/2 tom=C

Pronto voce formou a escala maior de C agora aplicando essa metodologia que a principio pode parecer complexa voce poderá formular todas as 12 escalas maiores!!!!


Escala Menor

Um assunto que nao se fazia necessario no ultimo post eram os graus.

° As escalas tambem sao identificadas por uma sequencia de numerais romanos, correspondentes ao grau da escala! Apliquemos este conceito a escala de C (dó maior).

I=C
II=D
III=E
IV=F
V=G
VI=A
VII=B
VIII=C

Partindo desse principio podemos formar uma escala menor sabe como?

ESCALAS RELATIVAS MENORES
Toda escala menor é derivada de uma maior. Mas como eu aplico esse metodo? Simples siga os passos a seguir:

Tendo a escala de C (dó maior):
C=> I (primeiro grau)
D=>II (segundo grau)
E=>III(terceiro grau)
F=>IV(quarto grau)
G=>V(quinto grau)
A=>VI(sexto grau)
B=>VII(setimo grau)

Repete-se a partir do VI grau e obtem-se a relativa menor que seria Am(lá menor):
A-B-C-D-E-F-G esta é a escala menor relativa de C(dó maior) ou Escala de Am(Lá menor)

Entaum tendo formulado todas as doze escalas maiores voce tem a partir do VI grau de cada escala sua relativa menor!!!!


Menor Melodica

Simples e rapido a escala menor melodica é identica a escala maior, trocando-se apenas o III grau no caso de C seria E pelo IIIb terceiro grau bemolizado seria Eb entao a escala menor melodica de C seria:

C - D - Eb - F - G - A - B - C


Menor Harmonica

Esta tambem é uma derivada, só que da escala Menor Melodica, apenas trocando-se seu VI por VIb ao qual ficaria assim:

C - D - Eb - F - G - Ab - B - C



Harmonizando em Tercas

Bom vamos Harmonizar uma escalinha bem conhecida do pessoal neh? a de C(dó maior-Dinovuuuu!!!)

Entao Temos : C D E F G A B C

1-Pagamos a tonica e pulamos uma nota ou seja: ( C pula-se o D temos E)
Fassa isso com todas as notas da escala e teremos:
C-E
D-F
E-G
F-A
G-B
A-C
B-D

2-Fassa a mesma coisa só que desta vez com a nota que voce obteve anterior mente (C pulei D tive E ok? E pulei F tive G) entao teremos:

C-E-G
D-F-A
E-G-B
F-A-C
G-B-C
A-C-E
B-D-F

Pronto agora uma tacada de mestre ein?!!!
Voce tem os seguintes acordes formados:

C-E-G=>C(dó maior)
D-F-A=>Dm(ré menor)
E-G-B=>Em(mi menor)
F-A-C=>F (fá maior)
G-B-C=>G (sol maior)
A-C-E=>Am(lá menor)
B-D-F=>B° ou Bdim (si diminuto)

Pronto voce criou nada mais nada menos que um campo harmonico de C (dó maior) entao quando voce for improvisar qual escala vc vai utilizar?
Lógico que a escala que deu origem aos acordes C (dó maior)!!!!

Modos

Os modos são novas escalas derivadas tambem de uma escala maior, ai voce me pergunta entao Am seria um modo, na teoria sim ela seria um modo mas nao nos referimos a ela deste modo por alguns conceitos aos quais eu nao teria como explicar aqui pra voces!!!
Mas vamos ao que interessa! Os modos...

Temos a escala de C (dó maior) dinovu ai eu vou chorar!!!!huhheuheuhe

C - D - E - F - G - A - B - C

C=> I (primeiro grau)
D=>II (segundo grau)
E=>III(terceiro grau)
F=>IV(quarto grau)
G=>V(quinto grau)
A=>VI(sexto grau)
B=>VII(setimo grau)

Como já vimos que seguindo a partir do VI (6º-grau) da escala maior teremos entao a sua relativa menor no caso de C seria Am.
Os, modos seguem a mesma linhagem acompanhe a tabela abaixo:

Seguindo a partir do I grau temos o modo Jônico(maior)
Seguindo a partir do II grau temos o modo Dórico(menor)
Seguindo a partir do III grau temos o modo Frígio(menor)
Seguindo a partir do IV grau temos o modo Lídio(maior)
Seguindo a partir do V grau temos o modo Mixolídio(maior)
Seguindo a partir do VI grau temos o modo Eólio(menor)
Seguindo a partir do VII grau temos o modo Lócrio(menor)

Entao a partir de C Jônico: (C D E F G A B C) temos os modos:
Dórico= D E F G A B C D
Frígio= E F G A B C D E
Lídio= F G A B C D E F
Mixolídio= G A B C D E F G
Eólio= A B C D E F G A
Lócrio= B C D E F G A B

Mas até ai nao muda nada pois só o que fizemos foi mudar a colocacao das notas!
Ai vem o golpe da rapoza véia as progressoes dos acordes que vao colorir suas frases. Mas relembrando a harmonizacao em tercas:
C-E-G=>C(dó maior)
D-F-A=>Dm(ré menor)
E-G-B=>Em(mi menor)
F-A-C=>F (fá maior)
G-B-C=>G (sol maior)
A-C-E=>Am(lá menor)
B-D-F=>B° ou Bdim (si diminuto)

Temos entao uma familia de 7 acordes de 3 notas podemos formar um campo harmonicamente mais rico incorporando acordes com 7ª e 9ª, porem levaria um tempo até eu explicar como são formados os acordes de 4 e 5 notas entao use a busca!

Os acordes são:
C - Dm - Em - F - G - Am - B°

Grave ou pessa a alguem que toque repetidamente o acorde de C, e toque no modo Dórico (no caso de C seria a seguinte escala:D E F G A B C D) nao deu diferenca nenhuma neh? eu sei mais ai é que tá o modo dórico deriva do II grau da escala de Dó maior entao tente a mesma escala só que sobre um acorde de Dm melhorou ne! Sabe porque? Porque o modo Dórico deriva do segundo grau de Dó e o segundo acorde do campo harmonico de C seria justamente Dm, veja:
C(dó maior) (JONICO)
Dm(ré menor) (DORICO)
Em(mi menor) (FRIGIO)
F (fá maior) (LIDIO)
G (sol maior) (MIXOLIDIO)
Am(lá menor) (EOLIO)
B° ou Bdim (si diminuto) (LOCRIO)

Agora se debulhem criando escalas, campo harmonicos e improvisando!!!



Pra fica facil na formacao das escalas

A unica escala sem acidentes musicais (#sustenidos ou b bemois) é a escala de C (dó maior) por isso eu utilizei muito essa escala para uma melhor compreensão.

Então clássificacao seria assim:

C 0 sustenidos
G 1 sustenidos
D 2 sustenidos
A 3 sustenidos
E 4 sustenidos
B 5 sustenidos
F 6 sustenidos

E agora pra você aprender quais as notas levam os acidente por que até agora voce só sabe a quantidade de acidentes possui cada escala entao o primeiro acidente é em F segundo em C... veja a tabela abaixo:

1º F
2º C
3º G
4º D
5º A
6º E

Entao para exemplificar este conceito peguemos a escala de D por exemplo. A escala de D tem 2 sustenidos, como já vimos o 1º fica em F e o 2º em C entao teriamos:

D E F# G A B C#

Proximo assunto:Os intervalos em todos os sete modos

Vamos lá entao
Primeiro Modo
I-----II-----------2ªM
I-----III----------3ªM
I-----IV----------4ªJ
I-----V-----------5ªJ
I-----VI----------6ªM
I-----VII---------7ªM
I-----VIII--------8ªJ

Segundo modo
I-----II-----------2ªM
I-----III----------3ªm
I-----IV----------4ªJ
I-----V-----------5ªJ
I-----VI----------6ªM
I-----VII---------7ªm
I-----VIII--------8ªJ

Terceiro modo
I-----II-----------2ªm
I-----III----------3ªm
I-----IV----------4ªJ
I-----V-----------5ªJ
I-----VI----------6ªm
I-----VII---------7ªm
I-----VIII--------8ªJ

Quarto modo
I-----II-----------2ªM
I-----III----------3ªM
I-----IV----------4ªAum
I-----V-----------5ªJ
I-----VI----------6ªM
I-----VII---------7ªM
I-----VIII--------8ªJ

Quinto modo
I-----II-----------2ªM
I-----III----------3ªM
I-----IV----------4ªJ
I-----V-----------5ªJ
I-----VI----------6ªM
I-----VII---------7ªm
I-----VIII--------8ªJ

Sexto modo
I-----II-----------2ªM
I-----III----------3ªm
I-----IV----------4ªJ
I-----V-----------5ªJ
I-----VI----------6ªm
I-----VII---------7ªm
I-----VIII--------8ªJ

Setimo modo
I-----II-----------2ªm
I-----III----------3ªm
I-----IV----------4ªJ
I-----V-----------5ªdim
I-----VI----------6ªm
I-----VII---------7ªm
I-----VIII--------8ªJ

Lembram-se das abreviacoes?

M=maior
m=menor
J=justa
dim=diminuta(o)
Aum=aumentada(o)
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Mensagem por edumnovaes Sáb Jan 10, 2009 9:26 pm

mto bom o tutorial...
Parabéns!
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Mensagem por leandro Sáb Jan 10, 2009 9:27 pm

Ow legal cara ja começou bem!!!
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Mensagem por leandro Sáb Jan 10, 2009 10:07 pm

Ae eu tive uma ideia!!!
Não seria legal fazer tipo um estudo semanal
de escalas e modos, e baseado nesse estudo
fazer uma jam pro pessoal poder por em prática
oq foi estudado.
Eu mesmo tenho dificuldade em usar sobre uma base qualquer as escalas e etc, até pq não sei nada de teoria.
E ae oq vc's acham???
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Mensagem por Elton Sáb Jan 10, 2009 10:34 pm

Sobre as menores harmônicas e melódica.

A partir do uso da escala menor natural, deparou-se com um problema nela: A ausência da sensível (7ª maior). A sensível tem por função exigir a resolução na tônica. Vamos a um exemplo:

Lá menor natural

e---------------------------------------------------------------
B---------------------------------------------------------------
G---------------------------------------------------------------
D---------------------------------------------------------------
A-------5--------7-5-----------------------------------------
E-5-7-8---8-7-5------8-7-5-3------5------------------------
(deixe soar um pouquinho mais o sol (3 da corda E), antes de finalizar em lá (5 da corda 5)

Exemplo bem similar em Lá menor harmônico (7M)

e---------------------------------------------------------------
B---------------------------------------------------------------
G---------------------------------------------------------------
D---------------------------------------------------------------
A-------5--------7-5-----------------------------------------
E-5-7-8---8-7-5------8-7-5-4-----5-------------------------

(deixe soar um pouquinho mais o sol# (4 da corda E), antes de finalizar em lá (5 da corda 5).

Perceberam a diferença? A sétima maior (sensível), exige muito mais a resolução no Tom do que a sétima menor.

Então com base nessa correção elevou-se a sétima da menor natural em meio tom:

Então em Am ficaria: A B C D E F G#

Ela recebeu esse nome devido à sua sonoridade meio árabe, por coincidencia ela passou a ser mais usada numa época próxima as cruzadas, então para evitar qualquer lembrança aos povos árabes, ela era mais usada em harmonias e não tanto em melodias. Por isso menor harmônica.

A partir da menor harmônica, em Am (A B C D E F G#) afim de diminuir a distancia do intervalo do VI para o VII graus, elevou-se também o Sexto Grau em meio tom (se eu não me engano essa alteração foi feita para facilitar para os cantores). Temos assim então a menor melódica, em Am (A B C D E F# G#).

Mas então, surgiu um problema de modo ascendente (das graves para os agudos) os cantores a executavam tranquilamente, só que quando era descendente eles desafinavam na terça pelo seguinte motivo: a menor melódica de modo ascendente logo de cara já se apresenta como uma escala menor, partindo da teriamos: A B C D E F# G#. Só que de modo descendente, vamos partir da sétima como exemplo, teriamos: G# F# E D C B A.

Aparentemente, nenhum problema certo? Mas note que de maneira descendente as notas até D são exatamente as mesmas da escala maior natural de lá; e como nós temos as escalas dentro de nós mesmos, ao cantarmos a escala menor melódica de maneira descendente, iriamos colocar uma terça maior no lugar da menor involuntariamente.

Chamou-se, por esse motivo de menor melódica clássica a escala que deve ser ascendente em menor melódica e descendente em menor natural (justamente para evitar que se desafine na volta ao executar a terça).

Isso aí galera, valeu e experimentem as sonoridades sempre que puderem.

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Mensagem por leandro Dom Jan 11, 2009 10:02 am

E ae Pessoal vou aproveitar o inicio do forum pra começar a estudar teoria, e já vou postar minhas maiores duvidas sobre escalas e acho que pode ajudar muita gente tbem, para ter maior noção de como usa-las na pratica.

Usando uma base qualquer
Aqui vou usar :
Dó- Ré- Sí
Agora senta que lá vem as duvidas!!!

Como faço para saber:
1-Qual escala usar, C, D, B, ou podemos usar as três?
2-escalas maiores, menores, pentas etc???
3-posso começar um solo por exemplo com uma penta e depois usar a escala menor, ou maior???

Por enquanto acho q é isso, se alguem poder responder será muito bom para tirar essas dúvidas, q outras pessoas tambem podem ter, valews!!!
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Mensagem por joaormrt Dom Jan 11, 2009 2:49 pm

otimo topico
e tenho a msm dúvida do Leandro!!
abraços
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Mensagem por ::AlexDiffer:: Dom Jan 11, 2009 3:37 pm

leandro escreveu:E ae Pessoal vou aproveitar o inicio do forum pra começar a estudar teoria, e já vou postar minhas maiores duvidas sobre escalas e acho que pode ajudar muita gente tbem, para ter maior noção de como usa-las na pratica.

Usando uma base qualquer
Aqui vou usar :
Dó- Ré- Sí
Agora senta que lá vem as duvidas!!!

Como faço para saber:
1-Qual escala usar, C, D, B, ou podemos usar as três?
2-escalas maiores, menores, pentas etc???
3-posso começar um solo por exemplo com uma penta e depois usar a escala menor, ou maior???

Por enquanto acho q é isso, se alguem poder responder será muito bom para tirar essas dúvidas, q outras pessoas tambem podem ter, valews!!!

1Depende alia voce nao falou se o C,D ou o B são maiores ou menores.
2Independete do tom voce pode usar qualquer escala dentro do tom basta ver se a mesma se adequada ao estilo.
3Sim em musica tudo é valido.....
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Mensagem por joaormrt Dom Jan 11, 2009 4:11 pm

alex digamos q fosse tudo maior
como seria?
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Mensagem por Raizen Dom Jan 11, 2009 4:42 pm

O resumo é bem interessante, porém você vai com muita sede ao pote. Começa falando "vamos harmonizar" e eu nem sei que diabos isso quer dizer. Não falou dos acidentes e tão pouco para que servem as escalas. Entre outros pontos.
Esse texto é para quem já tem uma noção.

Precisamos de um texto preliminar a este.
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Mensagem por ::AlexDiffer:: Dom Jan 11, 2009 4:48 pm

joaormrt escreveu:alex digamos q fosse tudo maior
como seria?

Suponde-se que fossem acordes maiores entao vamos ver em que campo harmonico teriamos esses tres acordes como acordes maiores

F Gm Am B C Dm Eº digamos que seja esse campo harmonico e que D fosse um acorde de emprestimo de outro campo harmonico entao o jeito seria pensarmos na escala de F maior ou Dm e ainda as pentas nessas tonalidades.
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Mensagem por mzloko Dom Fev 01, 2009 4:01 pm

cara vc num podia por esse tutorial num pdf
muito bom tuto
valeu Wink
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